quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Rio Grande - Canoa "Sempre se fez", 1950


Foto coletada pelo pesquisador Sérgio Laforet Padilha, para seu livro "As Canoas" ((1998), onde vemos a grande canoa de pranchões "Sempre se Fez", existente na década de 1950, em Rio Grande.

Rio Grande - Praça General Telles, 1904


Nesse cartão postal de 1904, vê-se uma importante praça da cidade a Xavier Ferreira, que até 1937 se chamou General Telles,  Interessante ver personagens populares como o engraxate, o vendedor de tabuleiro, o negro velho com o cesto, todos na luta diária da sobrevivência.

Jaguarão - Ponte Internacional Mauá

Esta ligação entre as cidades de Jaguarão (Brasil) e Rio Branco (Uruguai) foi inaugurada em 30 de novembro de 1930, facilitando o comércio de fronteira e a ligação rodoferroviária entre os dois países. Foto de 1968.

Quartel da BM em Herval - 1973


GRANDE momento na história do Herval foi a inauguração do quartel-sede do destacamento da Brigada Militar, se não me engano em julho de 1973. O sgto. Nery Brasil Caldas era o comandante na época e tocou a obra em parceria com a prefeitura (governo Walter Ferreira), literalmente pondo a mão na massa para a construção. Criaram uma olaria na área do sindicato rural, onde os próprios brigadianos faziam os tijolos. Toda a obra foi feita por eles, pois havia uma equipe que construíra outros prédios da BM, como o de Jaguarão. Edison Ribeiro, Gilberto "Ratinho", eram alguns desses soldados-construtores.

No tempo das diligências

Naqueles antigos filmes de "faroeste" incontáveis eram as cenas de assaltantes e índios perseguindo diligências, que nada mais eram que os ônibus do Oeste no século 19. Por incrível que pareça nem na escola nos ensinavam que no Brasil também existiu esse tipo de transporte de passageiros. No sul do RS, por exemplo, as linhas interligavam as principais cidades, os portos e, mais tarde, também com as estações ferroviárias. Os almanaques gaúchos do final século 19 e início do século 20 trazem dados sobre as linhas: trajeto, horários e preços. Na imagem uma rústica diligência em Caçapava do Sul.







1884 - Obras da ferrovia Rio Grande-Bagé

QUANDO a modernidade do trem chegou ao sul do Rio Grande do Sul. Herval. Notícia do Almanaque Estatístico do RS, de 1884, revela que próxima estava a conclusão das obras da ferrovia Rio Grande-Bagé, o que ocorreu em 2 de dezembro, data de aniversário do imperador D. Pedro II...

São Lourenço do Sul - Enchente da década de 1930



CHUVAS intensas marcaram as décadas de 30 e 40, ocasionando enchentes históricas em diversas cidades gaúchas. Em São Lourenço não foi diferente, conforme se pode ver nesta foto que mostra a área portuária da Avenida São Lourenço totalmente alagada e alguns iares ancorados. Ao fundo, vê-se a zona central da cidade. o grande o prédio da recém inaugurada da prefeitura (atual Secretaria de Saúde) e um sobrado de telhado triangular , onde agora existe o edifício da Farmácia Nativa. Uma imagem de muita qualidade e de possível autoria do fotógrafo Bruno Pruski...

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Balsa do Cristal/Rio Camaquã


Travessia do Passo do Mendonça, no Rio Camaquã, possivelmente na década de 1940. A ponte hoje existente só foi concluída no início da década seguinte, unindo os municípios de Camaquã e São Lourenço, na localidade conhecida como Cristal, 600 metros abaixo da travessia da balsa. Foto de autor ignorado.


sábado, 10 de agosto de 2019

10 de agosto, dia de São Lourenço

Nesta fotografia de 1909, feita pelo fotógrafo alemão Otto Schönwald, vemos a antiga igreja matriz de São Lourenço, demolida na década de 1930. À frente dela aparece um cidadão e o padre monsenhor Gautsch. O município de São Lourenço do Sul tem sua origem mais remota na Estância São Lourenço, cuja existência é registrada desde pelo menos o ano de 1785.